domingo, 30 de dezembro de 2012

Earthwatch Expedition

Expedição "Golfinhos da Grécia"

De início, é importante referir, que a minha vontade não passa simplesmente por ajudar os golfinhos em específico mas sim a biodiversidade marinha em geral, de modo a tentar por travo de vez às atrocidades humanas realizadas no meio marinho, referindo especificamente os derrames de petróleo e as quantidades astronómicas de lixo radioactivo e não só que vão parar ao fundo do mar todos os dias! Para isso é que eu acho que são necessárias mais medidas e mais projectos como este de turismo de Voluntariado, pois só mexendo os pés podemos fazer alguma coisa, e se mais gente contribuísse com a sua ajuda poderíamos conquistar mais objectivos  visto que este tipo de turismo até acaba por ser um bom passatempo pois viaja-se e conhecesse muita coisa que não se aprendia em mais lado nenhum.


Entre todas as outras expedições decidi-me por escolher a expedição dos golfinhos da Grécia devido ao facto de ter tendência para o mar e para os seus habitantes. Sempre fui sensibilizada pelos golfinhos pois a sua caça não é incomum mas especialmente porque a poluição do seu habitat chega a tornar-se devastadora. Assim, com esta expedição torna-se possível a minha intervenção directa no plano de protecção dos golfinhos, e sentir-me-ia realizada se a minha ajuda fosse benéfica para os cientistas de modo a auxiliá-los nesse âmbito.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Defesa dos Direitos de Animais/Natureza

Tanto a Natureza como os Animais precisam da nossa protecção - da protecção dos humanos, devido a várias destruições feitas pelo Homem. Precisamos de respeitar todas as vidas neste planeta e agir sabendo que não estamos sozinhos, aprender com os animais e com a natureza e valorizar o que nos dá vida neste Planeta. Existem várias lei e organizações que têm como objectivo proteger os animais e a natureza, de forma a tentar ensinar as pessoas respeitar e incentivar para ajudar na Protecção desta causa.

Algumas das organizações que pretendem salvar as espécies e a nossa Mãe Natureza

PETA (People for the Ethical Treatment of Animals): Das organizações  mais conhecida de protecção de animais. conta com mais de 2 milhões de membros. O seu lema é "Animals are not ours to eat, wear, experiment on, or use for entertainment"Também promove educação sobre o assunto, investigações, pesquisa, resgate de animais, envolvimento de celebridades e campanhas de protesto. O objetivo geral da organização "a total libertação dos animais", isso significa que é contra o consumo de carne e leite, contra os zoológicos, circos, lã, couro, caça, pesca e até animais de estimação.
Campanha da PETA contra o uso da pele

WWF (World Wildlife Fund): Esta organização tem mais de 5 milhões de membros a nível mundial, e trabalham em mais de 90 países, participando em aproximadamente 1300 projetos. Actua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. Foca-se na preservação do ambiente como um todo (que reflete a interdependência de todos os seres vivos), em vez de se concentrar em espécies selecionadas de forma isolada.
Lutam pela defesa do urso panda na China, com a colaboração de mais de 100 países, incluindo Brasil, que originou a imagem do seu logótipo. Dedica-se também a publicação de livros, revistas e outros meios que ensinam a preservar o meio ambiente. Esta organização combate principalmente a destruição das florestas, a caça aos animais ameaçados de extinção, a poluição e o desperdício dos recursos naturais.
Campanha WWF - Previsão do Futuro

Greenpeace : Atua internacionalmente em questões relacionadas com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas, clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgénicos e energia renovável. A organização procura sensibilizar a opinião pública através de actos, publicidades e outros meios.
Campanha Greenpeace para combater o Aquecimento Global

Conservation International: Foi fundada com o objetivo de salvar locais e espécies ameaçadas e também procurar meios para promover um convívio equilibrado do ser humano com a natureza. A Conservação Internacional trabalha em parceria com outras organizações, comunidades locais e empresas para desenvolver estratégias de conservação e colaborar com projetos de responsabilidade sócio-ambiental. Visa, então, a proteção da biodiversidade da Terra, áreas selvagens e regiões marinhas. O grupo também é conhecido por suas parcerias locais com ONG e povos indígenas.
Conservation International - "When they speak we listen."

Sea Shepherd Conservation Society : Foi fundada pelo Paul Watson e Robert Hunter, membros da Greenpeace. Têm como objectivo a protecção dos animais marinhos, de forma a acabar com a destruição dos habitats e salvaguardar a vida dos oceanos para proteger ecossistemas e espécies. Usa intervenção directa para investigar, documentar ou partir para a acção quando for necessário para combater actividades ilegais no oceano. Luta pela sobrevivência de espécies para a sua existência no futuro e para as gerações futuras.
SSCS - "Until they can defend themself we will do it for them"

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

BIOMENU

Sugestões para uma alimentação mais saudável e praticas de vegetarianismo:

Sopas:
Sopa de Gaspachos


Sopa de Mandioquinha
Saladas:
Salada de Baterraba"Vinigret" (tipicamente russa)




Salada de Repolhos, Ervas e Amendoins

Prato Principal:

Tofu com cogumelos


Almôndegas de Soja com Pure de Cenoura



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Eco Hotel em Portugal

O Turismo é uma das actividades que mundialmente apresenta índices de crescimento eventualmente considerados preocupantes. Cada vez mais pessoas pretendem visitar mais lugares, quer seja em trabalho ou em férias. Acontece que, o tempo despendido em cada viagem é cada vez menor muitas viagens mas mais curtas,o que leva a um impacto maior nas diversas comunidades, assim como nos diversos recursos ambientais.
Neste contexto, é cada vez mais importante ajudar os diversos intervenientes da actividade turística a adoptar as medidas apropriadas a uma redução efectiva dos diversos impactos no ambiente.

Algumas medidas para Eco Hotel de modo preservar o ambiente
  • Reciclar, Reutilizar, Reduzir
  • Lavar lençois, toalhas, cobertores, etc só quando for necessário, por exemplo o turista chega a recepção e pede para trocarem os lençois. Durante a sua lavagem usar temperaturas baixas e evitar gastos de energia desnecessários. 
  • O saneamento pode ser feito através da água da chuva.
  • Poupança de energia em termos de luz, como instalação de luz automática
  • usar lâmpadas economizadoras
  • Aproveitar a água utilizada para regarem as plantas
  • Usar produtos Biodegradáveis
  • Reduzir o consumo de embalagens e fornecer refeições biológicas
  • Não perturbar a fauna e a flora com lixo
  • Usar painéis solares e energias renováveis


Um bom eco hotel deve adoptar medidas da Green Key, que é um programa de educação ambiental, de âmbito internacional, que acolhe na sua rede as estruturas turísticas que visem uma gestão e utilização mais sustentáveis, procurando incentivar a mudança de comportamentos ao nível da gestão e da utilização dos recursos turísticos. Se o hotel assinar os critérios impostos pelo Green Key, terá de as cumprir mas nem sempre isso acontece. (http://www.green-key.org/)
Existe eco hotéis em Portugal, como por exemplo o Zmar que se situa na Zambujeira do Mar (http://www.zmar.eu/pt/)
Existem critérios para a atribuição do hotel Green Key, esses estão divididos em 12 áreas que são as seguintes:
  • gestão ambiental
  • envolvimento dos colaboradores
  • informação aos clientes
  • água
  • higiene e limpeza
  • resíduos
  • energia
  • alimentação e bebidas
  • ambiente interior
  • ambiente exterior, parques de estacionamento e áreas ajardinadas
  • actividades ao ar livre
  • gestão de topo

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Pegada Ecológica

Pegada ecológica um indicador de sustentabilidade ambiental, usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.
A pegada ecológica de uma população tecnologicamente avançada é, em geral, maior do que a de uma população subdesenvolvida.
O movimento das ecovilas constitui um exemplo de como reduzir a pegada ecológica de um individuo, família ou comunidade. É possível integrar harmonicamente uma vida social, econômica e cultural a um padrão de vida sustentável em todos sentidos.


Segundo os cálculos da minha pegada ecológica são de 1,92 planetas. Estou viver como se houvesse dois planetas para nos sustentar mas não posso esquecer que só temos um. Tenho que reduzir a minha pegada ecológica e ser mais amiga do ambiente.

Calcula a tua Pegada Ecológica


Pegada de Carbono

A pegada de carbono mede a quantidade de CO2 que produzimos no nosso dia-a-dia.

A minha pegada de carbono em Peniche é de 6,90 toneladas por ano. Raramente viajo de carro, e vou para a escola sempre a pé.


Sabias que?

1L de gasolina = 2.39kg CO2
1L de gasóleo = 2.62kg CO2


Todas as nossas viagens de carro, avião, autocarro e comboio utilizam combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás. Estes gases são altamente perigoso para o nosso ambiente, quando queimados são emitidos Gases Efeito de Estufa (CO2) que fazem desaparecer a camada de ozono que está a volta do planeta e que contribuem para o aquecimento global. Quanto mais gases emitimos mais rapidamente destruiremos a Nosso Planeta.
                                                                                                                                                                                       
                                         

Born Free

Born Free é uma instituição de caridade internacional de espécies selvagens em todo o mundo que tem como objectivo parar o sofrimento animal selvagem da parte do indivíduo e proteger espécies ameaçadas na natureza.





Sempre tive enorme fascínio por animais selvagens, nomeadamente por tigres, leões e leopardos. Como sabemos algumas destas espécies já estão em vias de extinção por crueldade humana, tal como caça devido à  beleza da sua pele.
Esta organização permite-nos realizar boas causas e defender os animais.
Gostava de defender a causa dos leopardos, transferi-los de zoo para o seu habitat: a vida selvagem. Todos os seres vivos têm direito a liberdade. Prende-los num zoo é como se não vivessem, simplesmente sobrevivessem.

http://www.bornfree.org.uk/campaigns/big-cats/big-cat-rescue/leopard-relocation/leopard-relocation/

Touradas

Por este meio venho mostrar o meu manifesto relativamente às touradas. Não concordo com touradas nem largadas de touros e sinceramente nunca entendi o porque delas existirem, e como as pessoas podem divertir-se com o sofrimento do animal.  Lutamos tanto pela igualdade dos direitos dos animais, e no que toca as touradas as pessoas nem ligam! Ligam ao sofrimento do cavalo, do cão e do gato e o touro? Não merece viver, por ele ser menos inteligente e porque nós humanos não o conseguimos dominar e dá-nos gozo vê-lo sofrer e tentar arranjar piores formas de o dominar? É realmente injusto .. Ainda mais cruel eles serem criados só para isso, servindo só para a diversão para nós seres humanos.
Venho de um país frio, da Rússia, onde esse tipo de coisas não existem e sinceramente vim para Portugal  em pequena e não fazia ideia da existência de touradas. Sempre morei na Azambuja, onde existe uma feira chamada "Feira de Maio" então todos os anos em maio existem largadas de touros pelas rua, onde as pessoas fazem com o touro o que bem lhes apetecer basicamente. A primeira vez que assisti fiquei chocada, pois as pessoas aleijavam o animal sem piedade e ele estava lá no meio em sofrimento imensas horas sem comida e sem saber o que fazer, é verdade tentava atacar mas era uma simples maneira de defesa.
Em relação as Touradas, fui só uma vez ver o espectáculo da Tourada, quando era mais nova (também na Azambuja), e aquela imagem sensibilizou-me de tal maneira que só reforçou a minha ideia de anti-tourada.O animal estava no meio da arena cheio de sangue e as pessoas a aplaudirem. Moro numa zona onde as pessoas adoram touradas e largadas só por ser uma tradição o que se torna ridículo, o que faz as pessoas não terem opinião própria!
A tauromaquia é uma actividade de culto do sangue e da violência sobre os animais. Só os motivos económicos ganham na luta de ódio que o Homem tem a cobardia de exercer sobre os animais.  Em toda a História da Humanidade sempre existiram tradições, cultos e crenças cruéis. Não devemos persistir no erro da manutenção de tradições retrógradas e sangrentas.
Tudo uma questão de Negócio.

Ecovila


São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social em harmonia e um estilo de vida sustentável,  nela o impacto humano na natureza é quase zero.

Algumas das práticas de ecovilas:
  • Produção local e orgânica de alimentos;
  • Utilização de energias renováveis;
  • Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções;
  • Criação de esquemas de apoio social e familiar;
  • Diversidade cultural e espiritual;
  • Governança circular, incluindo experiência com novos processos de tomada de decisão e consenso;
  • Economia solidária, cooperativismo e rede de trocas;
  • Educação transdisciplinar e holística;
  • Sistema de Saúde integral e preventivo;
  • Preservação e manejo de ecossistemas locais;
  • Comunicação e ativismo global e local.
Internacional:

sábado, 22 de dezembro de 2012

Curiosidades

Alguns vídeos e links de sites interessantes:





Turismo Rural e Permacultura

O Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.Inclui hospedagem, alimentação, recepção à visita em propriedades rurais, animação e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural. Em Portugal, o turismo rural, foi criado em 1986, sendo institucionalizadas três modalidades: turismo habitação, turismo rural e agro-turismo.

Turismo Rural em Portugal:

Turismo Rural Internacional:

Permacultura é um método holístico para planear, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. O objectivo está na aplicação dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções e pessoas num ambiente produtivo e com estética e harmonia. É a utilização dos princípios ecológicos que são  usados para projectar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
Permacultura tem na sua relação com a atividade agrícola uma síntese das práticas tradicionais com ideias inovadoras, unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar. E, neste ponto, encontra paralelos com a Agricultura Natural, não usam transgénicos, nem produtos geneticamente modificados.

Films for action

The value of a Buck
Consumismo é praticamente uma doença nos nossos dias, é o acto de comprar e consumir produtos sem ter noção que estes podem ter efeitos negativos tanto para a sua saúde como para o meio ambiente. As pessoas precisam sempre de mais e o que compraram a poucos meses atrás já não os agrada por isso têm necessidade de comprar outro igual e assim acontece sucessivamente. Este é o grande problema da sociedade actual!
As empresas têm uma grande influência no consumismo, através da sua propaganda e através da publicidade enganosa. Este consumo desnecessário traz dinheiro e fazem negócio do mesmo de forma a terem sempre mais e mais dinheiro.
"The value of a Buck" (dólar) é um video do site Films for Action que retrata vários problemas da sociedade actual. Este video representa-nos um exemplo de como o consumismo influencia as pessoas. Por um "pedaço de papel" as pessoas matam animais e conseguem ter actos de crueldade.





Mata de Ferrel

A mata de Ferrel situa-se no concelho de Peniche. Esta mata representa uma monocultura, devido à produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto, neste caso pinheiros. É mata porque foi plantada por mão humana, e por isso as suas árvores estão em ordem fazendo quase um quadrado, portanto não poderá ser floresta. Este tipo é limitado e não atrai muita biodiversidade.A turma do 3º ano de Animação Turística, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche resolveu "estudar" um pouco esta mata de forma a entender melhor a sua harmonia. No entanto, reparamos em bastantes pontos negativos lá encontrados como crueldade humana, imensa poluição e destruição!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Definição Turismo Natureza



O Turismo Natureza é um produto turístico reconhecido pela Plano Estratégico Nacional Turismo (PENT) constituído por estabelecimentos, actividades e serviços de alojamento e animação ambiental. Este tipo de turismo permite usufruir do património natural, arquitectónico, paisagístico e cultural, sem a degradação do mesmo.

O objectivo é viver experiências de grande valor simbólico, tal como integrar, interagir com a Natureza!



Tipos de Turista
  • Not green: este tipo de turista não se preocupa com a conservação da natureza
  • Light Green: o turista preocupa-se pouco com o meio ambiente
  • Dark Green: recusam hotéis que não tenham uma consciência ecológica
  • Volunteer Tourists: pagam para participar numa viagem para a defesa do ambiente
  • Total Green: não saem de casa para não poluir, só circulam de bicicleta