terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Eco Hotel em Portugal

O Turismo é uma das actividades que mundialmente apresenta índices de crescimento eventualmente considerados preocupantes. Cada vez mais pessoas pretendem visitar mais lugares, quer seja em trabalho ou em férias. Acontece que, o tempo despendido em cada viagem é cada vez menor muitas viagens mas mais curtas,o que leva a um impacto maior nas diversas comunidades, assim como nos diversos recursos ambientais.
Neste contexto, é cada vez mais importante ajudar os diversos intervenientes da actividade turística a adoptar as medidas apropriadas a uma redução efectiva dos diversos impactos no ambiente.

Algumas medidas para Eco Hotel de modo preservar o ambiente
  • Reciclar, Reutilizar, Reduzir
  • Lavar lençois, toalhas, cobertores, etc só quando for necessário, por exemplo o turista chega a recepção e pede para trocarem os lençois. Durante a sua lavagem usar temperaturas baixas e evitar gastos de energia desnecessários. 
  • O saneamento pode ser feito através da água da chuva.
  • Poupança de energia em termos de luz, como instalação de luz automática
  • usar lâmpadas economizadoras
  • Aproveitar a água utilizada para regarem as plantas
  • Usar produtos Biodegradáveis
  • Reduzir o consumo de embalagens e fornecer refeições biológicas
  • Não perturbar a fauna e a flora com lixo
  • Usar painéis solares e energias renováveis


Um bom eco hotel deve adoptar medidas da Green Key, que é um programa de educação ambiental, de âmbito internacional, que acolhe na sua rede as estruturas turísticas que visem uma gestão e utilização mais sustentáveis, procurando incentivar a mudança de comportamentos ao nível da gestão e da utilização dos recursos turísticos. Se o hotel assinar os critérios impostos pelo Green Key, terá de as cumprir mas nem sempre isso acontece. (http://www.green-key.org/)
Existe eco hotéis em Portugal, como por exemplo o Zmar que se situa na Zambujeira do Mar (http://www.zmar.eu/pt/)
Existem critérios para a atribuição do hotel Green Key, esses estão divididos em 12 áreas que são as seguintes:
  • gestão ambiental
  • envolvimento dos colaboradores
  • informação aos clientes
  • água
  • higiene e limpeza
  • resíduos
  • energia
  • alimentação e bebidas
  • ambiente interior
  • ambiente exterior, parques de estacionamento e áreas ajardinadas
  • actividades ao ar livre
  • gestão de topo

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