quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gaivotas

Gaivotas sempre foi um pássaro que admirei e gostei muito. Em Peniche existem muitas gaivotas devido as praias e ao oceano, que costuma ser a sua fonte de alimento. Existem várias espécies de gaivotas, mas as mais comuns em Peniche são Gaivotas-argênteas. Tem o dorso prateado, as pontas das asas são pretas, o bico e as patas são amarelos.Nidifica nas Berlengas e e na costa sudoeste, podendo ser vista ao longo de toda a costa
portuguesa.

A população de Peniche está habituada a este tipo de aves, elas são o símbolo de Peniche e das Berlengas! As gaivotas nesta cidade também são consideras vizinhas porque têm os seus ninhos em cima dos telhados, onde metem os ovos e vivem durante imenso tempo.
O acasalamento e construção de ninhos decorre a partir do início da Primavera. A gaivota-argêntea encontra óptimas condições de nidificação: isolamento, ausência de predadores e proximidade de um importante porto de pesca. 0 casal de gaivotas necessita de cerca de 4m² de área mínima para colocação do ninho. As gaivotas são monogamicas -acasalam para toda a vida. 
Também tive o prazer de ser vizinha de um dos ninhos das gaivotas, e onde vivem até hoje. Elas decidiram fazer o ninho mesmo no telhado ao lado da minha casa. Acompanhei o ninho e o nascimento das pequenas gaivotas que por curiosidade têm pelo diferente das gaivotas grandes, pois só com o tempo é que estas mudaram de penugem. Deixo umas imagem do processo de crescimento das gaivotas.



Sem comentários:

Enviar um comentário